segunda-feira, 7 de julho de 2008

a ordem do Universo e as condições da Vida

Num artigo publicado recentemente na revista Science (vol.320, p.1308-09), o grupo da Universidade de Manchester do Prof. Andre Geim e dois investigadores da Universidade do Minho, o Prof. Nuno Peres e o Dr. Tobias Stauber, mostram que é possível determinar um parâmetro fundamental da estrutura do Universo, espreitando através de um novo material, o grafeno, que é simplesmente uma camada de Carbono com um átomo de espessura.

A possibilidade de existência de Vida no nosso planeta está estreitamente relacionada com uma constante física fundamental que determina a intensidade com que interagem a matéria e a luz, a constante de estrutura fina. O seu valor é perto de 1/137.

O Prof. Geim, que em 2004 descobriu o grafeno, uma folha de átomos de carbono, com apenas um átomo de espessura, organizados numa rede cristalina que se assemelha a um favo de mel, afirma: “Mude-se o valor desta constante de poucos por cento e a vida não existira porque as reacções nucleares nas estrelas geradores do Carbono a partir dos elementos mais leves não seriam permitidas. Sem Carbono não há vida.”

O seu gupo produziu membranas suspensas de grafeno de grandes dimensões e observou a transmissão de luz através das mesmas, verificando que absorvem 2,3 por cento da luz vísivel.

A medição de constantes fundamentais requer em geral equipamento sofisticado e condições especiais; a experiência de Manchester é de uma simplicidade extraordinária, já que nas palavras do Prof. Geim, pouco mais requer do que uma câmara fotográfica. Mais informação em http://arxiv.org/abs/0803.3718