quarta-feira, 26 de novembro de 2008

TERCEIRA VELADA PELA VIDA em Vila Real


A 3ª Velada pela Vida traz duas novidades em relação às veladas anteriores: a hora e o local da sua realização. Em vez do Hospital de Lordelo, vamos preferir a entrada do Jardim da Carreira, tendo como cenário o nicho de Nossa Senhora de Fátima. Também, em vez das 21,30 horas, vamos optar pelas 21 horas. A chegada do inverno e a mudança da hora são dois motivos que justificam deixarmos aquele lugar, tão carregado de simbolismo, para proporcionarmos um melhor bem-estar aos participantes desta liturgia, cuja principal finalidade é rezar ao Senhor que nos conceda a graça de ver respeitado o dom sagrado da vida…
Nas duas primeiras veladas estiveram presentes um número significativo de fiéis que quiseram dizer NÃO a uma cultura de morte, consubstanciada num conjunto de leis e práticas que constituem verdadeiros atentados à Vida. Vejamos algumas:

1 – A alteração do Código Deontológico da Ordem dos Médicos que abre a porta ao relativismo ético, ao incluir o aborto nas boas práticas médicas. Isto é inadmissível!.. Não existe o direito à morte nem nunca poderá existir… Se a morte é um mal, não pode existir o direito ao mal!.. Tal como não se pode matar uma pessoa culpada – a pena de morte -, muito menos uma pessoa inocente e indefesa que nem sequer pediu para nascer!.. Por outro lado, a lei aprovada permite que uma mulher faça abortos quantos quiser!.. Há casos de mulheres que já fizeram cinco abortos!.. Isto, é um absurdo!.. Vamos pedir, já, a revisão da tal lei iníqua…

2 – A lei do divórcio, atabalhoadamente aprovada pelo Parlamento, constitui uma ameaça fortíssima à Família e à Vida!.. O estado actual da sociedade é bem o reflexo disso mesmo!.. Quem tem ouvidos que oiça e quem tem olhos que veja… Sejamos honestos, intelectualmente!..

3 – O fenómeno “Inverno Demográfico” manifesta bem o baixíssimo nível de nascimentos, levando-o a índices preocupantes… Esta fragilidade cultural é fruto de uma mentalidade consumista e egoísta, que está a dar cabo da Família e a desprezar os valores estruturantes da nossa sociedade.

4 – O casamento de pessoas do mesmo sexo; a eutanásia; a clonagem humana disfarçada; a utilização das células-tronco embrionárias para experiências; as agressões à natureza, considerada o berço do homem; enfim… tantas e tantas, outras…

Se a força da nossa vontade não consegue vencer, ainda, esta dinâmica avassaladora da cultura de morte, levando na “enxurrada” tantas pessoas desprevenidas e privadas da verdade, vamos rezar ao Senhor que nos ajude a afastar, para bem longe, os efeitos nefastos destas chagas sociais…

E não tenhamos vergonha de dizer NÃO, rezando e cantando na praça pública!.. Lembrai-vos do que disse o Senhor!.. “Todo aquele que se envergonhar de mim diante dos homens, eu me esquecerei dele diante de meu Pai”.

Temos de assumir uma nova atitude, na reafirmação das nossas convicções religiosas…Uma delas, é sair das igrejas e termos a coragem de dizer que somos cristãos, no meio das praças e lugares públicos, tal como fazem os sindicatos, os partidos e os políticos para espalharem as suas ideologias!.. Nós, os fiéis leigos, somos um “Gigante adormecido” – no dizer do sínodo dos bispos – que precisa de ser acordado para defendermos a Igreja e anunciarmos a mensagem de Amor que Jesus trouxe ao Homem e ao mundo…

D. António Couto, bispo auxiliar de Braga, disse, muito recentemente: “A evangelização, ou a fazem os leigos ou não se fará!..” Ainda sobre o novo paradigma da Evangelização, o mesmo prelado disse: É preciso passar mais tempo fora da igreja, do que dentro da igreja”. Ora, um dos objectivos das nossas veladas insere-se, precisamente, na preocupação de D. António Couto!.. O próprio Santo Padre abençoa a nossa acção e classifica-a como verdadeira “Irrupção do Espírito Santo na Igreja e na sociedade contemporânea”.

Com esta força espiritual de Sua Santidade, vamos, todos, aparecer na porta do Jardim da Carreira, dia 25 de Novembro, às 21 horas, trazendo, se possível, uma vela e um terço na mão… “Pedi e ser-vos-á dado”, diz o Senhor…

Este convite, e este apelo, à participação na 3ª Velada pela Vida, são feitos a todo o cristão, principalmente a todos os fiéis leigos que pertencem aos diversos grupos paroquiais, em especial aos jovens, à Mensagem de Fátima e Apostolado da Oração, e aos cursilhistas…

Amigo…

Cristo conta contigo, nesta missão de defender a Vida, dando mais vida à Vida…


Acácio Valente
(Mestre em Bioética Teológica)