quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Aborto: ministra admite alterações à lei


Entrevistada pela Renascença, neste dia em que passam dois anos sobre o referendo à interrupção voluntária da gravidez, Ana Jorge recusa dizer se o actual quadro legal é o mais adequado. Diz que “é preciso tempo para o avaliar”.

Ainda assim, a responsável pela pasta da Saúde sustenta que é necessária uma melhor articulação entre os hospitais e os centros e saúde no sentido de evitar a reincidência no aborto.

Admite, também - nesta entrevista a Joana Bénard da Costa - que as consultas de planeamento familiar devem ser reforçadas.

Médicos falam em mais abortos de repetição

Dois anos após o referendo que legalizou o aborto até às 10 semanas, tem aumentado o número de casos de mulheres, em Portugal, que utilizam a interrupção voluntária da gravidez como se se tratasse de um método contraceptivo e continuam a existir situações de aborto clandestino.
É a leitura do ginecologista João Paulo Malta, que se opôs à aprovação desta lei.

A ideia de que parte da população recorre ao aborto como se fosse um método anti-concepcional é também admitida pelo ginecologista Luis Graça, que, em 2007, defendeu o sim no referendo.

Dois anos após o referendo sobre a interrupção voluntária da gravidez, os números oficiais revelam a ocorrência de quase 18 mil abortos - no último ano - e 22 mil desde 2007, quando foi aprovada a lei.

A Renascença visitou também o Centro de Saúde de Queluz onde, em 2008, em cerca de 350 pedidos de interrupção voluntária da gravidez, foram concretizados 59% dos abortos pretendidos. As restantes mulheres mudaram de opinião na entrevista prévia, como indica a enfermeira-chefe Teresa Matos.

Aniversário assinalado com jornada de Oração

E neste dia em que se cumprem 2 anos sobre o referendo de 11 de Fevereiro de 2007 vai decorrer, em vários pontos do país, uma oração pela vida. A organização desta jornada apela aos portugueses para que rezem por todos os bebés em perigo e por todas as grávidas em dificuldades.

Este foi o tema do Destaque do Jornal do Meio-dia, que pode ouvir, na íntegra, na rubrica Sons Relacionados.

Notícia Renascença