quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PPV responde à «carta aberta de católicos aos partidos»

O movimento de cidadãos Portugal pro Vida, agora constituído em partido, assume explicitamente na sua Declaração de Princípios*, já aprovada pelo Tribunal Constitucional, a doutrina social da Igreja.

Em 20 de Outubro de 2008 entregámos ao Sr. Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, o Senhor Arcebispo Primaz das Espanhas D. Jorge Ortiga, enquanto representante e intérprete institucional máximo daquela doutrina em Portugal, uma carta a solicitar “uma palavra [...] de correcção, quando eventualmente nos desviarmos” ou incorrectamente interpretarmos as suas orientações aplicadas à realidade portuguesa e ao momento actual. Tudo isto fizemos sem prejuízo da natureza aconfessional do Portugal pro Vida que igualmente procurou e se mantém aberto ao diálogo com a comunidade muçulmana e outras.

Apraz-nos constatar que, até ao momento, nenhuma das nossas acções e documentos publicados pereceu qualquer condenação ou advertência por parte da Igreja Católica. Pelo contrário, para além da promessa das suas orações e de vários testemunhos pessoais de apreço pela nossa militância, clareza, coragem e espírito cristão na defesa que vimos fazendo da Causa da Vida e da Família, nas suas múltiplas vertentes, chegámos a receber por escrito palavras de exortação e apreço que muito nos animaram e sobremaneira responsabilizam. Do Vaticano, em resposta a uma carta de homenagem a Sua Santidade o Papa Bento XVI, chegou-nos um voto - datado de 7 de Novembro de 2008 - pelas "melhores prosperidades com as bênçãos de Deus". Também a Conferência Episcopal Portuguesa, pela pena do seu Secretário, nos escreveu em 20 de Janeiro de 2009, nos escreveu pedindo a Deus que "esta [ petição entregue na Assembleia da República ] e outras vossas iniciativas possam dar fruto para bem de uma sociedade em que se respeite o valor essencial da vida, pois se este não for respeitado, também os outros correm sério perigo".

Pelo exposto, parece-nos demonstrada a total consonância dos Princípios e Valores que nos animam a nós, PPV na acção política - parlamentar ou governativa - que agora pretendemos iniciar, e todos aqueles cristãos que com recta intençãono próximo dia 27 de Setembro desejem de coração sincero "não trair a sua consciência no acto de votar".

Portugal pro Vida


--------------------------------------------

* vd. documento-síntese